domingo, 16 de fevereiro de 2014

A PARÁBOLA DA OVELHA PERDIDA

Parábola da ovelha perdida / o maior no reino dos céus e os tropeços



A parábola da ovelha perdida é bastante conhecida  e nos mostra o cuidado de Deus para conosco e principalmente  com as crianças.

No Livro de Mateus, no capítulo 18, a partir dos versículo 10, Jesus conta a parábola da ovelha perdida para seus discípulos, mas isso aconteceu logo após os discípulos perguntarem para Jesus quem é o maior no reino dos céus (versículo 1º)

Jesus chamando uma criança, colocou-a no meio deles. e disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus, (versículos 3 e 4).

As crianças naquela época não eram colocadas "em primeiro lugar" como fazemos hoje, mas os adultos eram os importantes e as crianças ficavam em 2º ou 3º plano. Por isso Jesus pegou uma criança e a colocou no meio dos adultos e falou da importância dela como pessoa para Deus e como exemplo de humildade para os adultos. A criança é totalmente dependente dos adultos assim como nós somos de Deus. As crianças são puras e ingênuas, acreditam no que os outros falam para elas e não disputam posição social, é isso que devemos aprender com elas.

Então Jesus fala das consequências dos que fazem tropeçar ou desviar do caminho do Senhor uma criança e diz no versículo 6: " Qualquer porém que fizer tropeçar a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar."

Então diz para que não desprezemos as crianças (versículo 10) e conta a parábola da ovelha perdida. Tal como as ovelhas dependem do pastor assim somos nós dependentes de Deus. 

Ao contar a história você poderá usar esse recurso super fácil de fazer, veja:


sobre um pedaço de isopor pintado de marrom com alguns verdinhos,
 coloque os pastor e as ovelhas 




a cerca foi feita com palitos de picolé colados com cola quente


o pastor foi reutilizado da história de Elias e os profetas de baal
(veja neste blog)


Foi feito com rolo de papel higiênico, palito de picolé para os braços,
retalhos de TNT para a roupa
  

as ovelhas foram feitas de bolas de algodão com a carinha
 desenhada com canetinha em papel branco comum 
que recortei e colei



Diga para as crianças como elas são preciosas para Deus e como não devem desviar dos caminhos do Senhor. Diga ainda, que se pecarem, ou se se perderem do caminho certo, Jesus está de braços abertos para perdoá-las e levá-las de volta para junto do "rebanho" com todo cuidado e carinho, como o pastor fez com a ovelha perdida. Jesus conhece cada um de nós e não quer quer que nenhum de nós se perca.

Você pode pesquisar sobre as características da ovelha e levar como curiosidade para os alunos.

Para explicar sobre humildade você poderá passar o vídeo que baixei do youtube no endereço https://www.youtube.com/watch?v=y_zhlpjgJ8Y  que se chama "A ponte"





Nenhum comentário:

Postar um comentário