segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Chave do Reino dos Céus

E a confissão de Pedro


Encontramos ensinamentos preciosos no texto de Mateus 16.13-20.
Uma lição que não pode ser dada de modo superficial, pois nos traz conforto e alegria.
Mas como ensiná-la para as crianças? No meu caso, para o juniores.
Muita oração é o principal e muita pesquisa também...então comece assim...

Leia o texto com eles e pergunte se  eles sabem como é a chave do reino dos céus.
Mostre a chave da sua casa e pergunte se pode ser essa a chave do reino dos céus.





Depois mostre a chave do carro, de um cadeado, e várias chaves diferentes e pergunte se alguma delas é a chave do reino dos céus.





Eles responderão que nenhuma das chaves mostradas é a  do reino dos céus.
Pergunte o porquê.

Pergunte ainda... quem tem a chave da casa de cada um de vocês?
Responda que normalmente quem tem a chave da sua casa é o dono da casa, ou a pessoa para quem o dono da casa emprestar ou der a chave. (fale da responsabilidade de quem fica com a chave da casa de alguém).
Então diga, que quem tem a chave do reino dos céus é o dono do reino dos céus, ou a pessoa em quem ele confia para guardá-la. Jesus (Deus) tem a chave do reino dos céus.

Jesus disse a Pedro, depois que Pedro confessou que Jesus é o  Cristo o Filho do Deus Vivo, que o Pai do Céu havia revelado isso a Pedro, que daria a chave do reino dos céus para Pedro.
Fale para a as crianças com bastante admiração ...Que grande responsabilidade Jesus deu a Pedro!!!
Depois diga a elas que você professor também possui a chave do reino dos céus...
E que as crianças também possuem...

Explique que Jesus disse em João 18.36 que o reino de Jesus não é deste mundo...logo a chave do reino também não é algo material.


Então desvende o mistério o explique que o evangelho da salvação em Jesus é a chave do reino dos céus.





 Quando pregamos ou falamos para as pessoas sobre a salvação que tem aquele que acredita que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus Vivo, o único caminho para o céu, estamos abrindo para eles a porta do reino dos céus. Então aquela pessoa passará a ter um vislumbre do reino dos céus, como se estivesse olhando pela porta aberta o que tem lá dentro. Mas que para essa pessoa poder entrar precisará falar a Senha que só é capaz de falar quem se converte e crê, a senha é JESUS É O MEU SENHOR E SALVADOR.

Continue explicando que Jesus veio implantar o reino de Deus na Terra (todo o capítulo 13 de Mateus, Jesus explica sobre o reino dos céus) e também instituiu a igreja de Jesus, a qual é edificada sobre Jesus (seus ensinamentos) que é a rocha firme.

Quem edifica sobre a rocha que é Jesus não se abala durante as tempestades da vida.
Pedro, que significa pedra, foi uma pedra na edificação da igreja, cada apóstolo outra pedra, e assim como eles, cada um de nós que acredita e segue a Jesus é uma pedra na edificação da igreja de Jesus Cristo. Lembrar as crianças que a igreja não é apenas a construção física, mas que cada um de nós compõe a igreja (espiritual) de Jesus.

Utilize caixas de fósforo vazias e pinte como pedra e um pedaço de isopor maior para representar a rocha firme sobre a qual a igreja é edificada.









Com a ajuda das crianças vá colando na parede ou no mural as pedras formando uma igreja (diga que naquela época as casas eram feitas de pedras), enquanto você pede a ajuda das crianças para irem escrevendo os nomes de cada membro da igreja delas nas pedras que você vai utilizando para construir a igreja. Comece com o nome das crianças.               








Elas não esquecerão mais essa lição, pois saberão que têm a chave do reino dos céus que é a mensagem da salvação em Jesus. Assim, elas poderão abrir a porta do reino dos céus para as pessoas que elas evangelizarem e que elas devem cuidar com muito amor e responsabilidade dessa chave. 



"Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação."
                                                 2Co 5.18-19




2 comentários:

  1. AMEI O SEU BLOG PEGUEI ALGUMAS COISAS E COLOQUEI NO PINTEREST.
    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Que tudo seja feito para a Glória de Deus. Bjs

      Excluir